Image Map Image Map

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O futuro, e as mudanças...

      Hoje me inscrevi para um processo seletivo (que, caso eu passe) irá mudar completamente minha rotina durante os próximos três anos. Após realizar a inscrição, fiquei refletindo sobre como minha vida poderia mudar...
Imaginei-me feliz. E bem melhor do que sou hoje. Uma garota mais velha, mais madura, e até mesmo mais bonita. Sim, eu me vejo aparentemente diferente. E quero que todas essas mudanças se concretizem para mim.
Idealizei um momento no qual eu acabava de sair da escola atrasada para meu primeiro emprego. A mochila nas costas, o cabelo desarrumado, o ponteiro do relógio dizendo repetidamente “apresse-se, apresse-se”. Uma cena cotidiana que para mim mais parecia um sonho. Um sonho imperfeito. O meu futuro imperfeito. Concretizado conforme o que sempre desejei... A imperfeição que levava a perfeição. Ou quase isso. Era o que eu queria, um caminho difícil. Com a recepção de uma porta feia, acabada e velha que me levava para um caminho completamente diferente. Que muitas vezes, dá a entender que tudo será difícil, desmotivando a muitos... 
Mas por que as pessoas desistem tanto? Por que achar que tudo vai ser fácil, sempre acaba fazendo tudo parecer mais difícil depois? A resposta está exatamente na pergunta. Achar que tudo vai ser sempre fácil, com certeza, após a decepção das expectativas criadas, vai parecer que tudo é realmente mais difícil. Agora, encarar a realidade e a possibilidade (quase certa, muitas vezes) de que nem tudo é um ‘mar de rosas’ vai ajudar quando as coisas apertarem ou piorarem. Quando não se tem esse tipo de ‘maturidade’ em relação ao futuro, se desiste fácil, fácil.
A onde quero chegar é que o futuro é incerto, isso é óbvio. E não é aconselhável esperar muito dele. Não podemos ser pessimistas, isso é diferente, mas sim, realistas consigo mesmos.
As mudanças virão. E logo serão extremamente perceptíveis. A maturidade, o comportamento, o comprometimento, a seriedade e o principal, a responsabilidade. Mas estas devem ser medidas. Não é porque você trabalha e estuda, completou dezoito anos semana passada, ou é realmente bem maduro para a sua idade que deve se comportar como um idiota. Isso é muito diferente! Beber excessivamente, usar drogas, tornar-se preconceituoso, abandonar sua personalidade fixa (suas boas características) pode te prejudicar. Ou melhor, mudá-lo completamente.
E eu espero de coração que eu passe, que eu possa construir um bom futuro e apenas me melhorar cada dia mais com as oportunidades de ‘formação para o mundo’ que a vida me der. E que nesses próximos três anos que virão a única coisa que mude seja a minha rotina, mas que minha personalidade continue, apenas sendo melhorada pelas conseqüências que o futuro e seus caminhos me proporcionarão. É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar. Sua opinião é de extrema importância!
Ah! E também deixe o link do seu site/blog para que eu possa visitá-lo.